Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sobre a raça - Border Collie -


Mistura mais popular é o branco com preto, mas o leque de cores possíveis é amplo.


EXCLUSIVO UM TRABALHADOR dedicado, silencioso e com grande capacidade de aprendizado. Este é o Border Collie, raça que foi criada para cuidar de rebanhos de ovelhas na fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, mas que nos últimos 10 anos ganhou as cidades brasileiras. No entanto, mesmo depois de adaptado ao meio urbano, o Border Collie não deixou suas qualidades de lado. Enquanto que no pastoreio o cachorro se mostra sempre tímido e gosta apenas na companhia do peão na lida do campo, como membro de uma família tende a ter um comportamento reservado.
Raça é capaz de liderar outros bichos somente com o olhar


A VERDADE é que o Border Collie gosta de ser cachorro e obedecer ao seu dono. “Pessoas que têm tendência de humanizar seus cães não devem ter um Border Collie”, “A raça não tem o menor talento para vestir roupinhas ou andar de sapatinho.” Por seu perfil trabalhador e grande inteligência, convivem perfeitamente bem com outros bichos. Porém, juntar um Border Collie com outras espécies é pedir que ele trabalhe e tente unir o grupo.
ESSA característica chamada de “strong eyes” (olhos fortes, em bom português), ou seja, a capacidade de liderar outros bichos simplesmente com o olhar, se tornou uma das principais marcas da raça no Brasil. Aliás, Borders raramente latem. Mesmo sendo um dos cães mais inteligentes do mundo, ainda necessitam da assistência de um humano por toda vida e recomendam que pessoas com pouco talento para a liderança procurem ajuda profissional antes de criar um Border.

INTERESSADO pela raça? Confira se você é o dono certo para o Border Collie:

PERSONALIDADE Fácil de ser treinado, tímido e trabalhador nato.

LONGEVIDADE Cerca de 14 anos.

TAMANHO Até 28 quilos para machos e 25 quilos para as fêmeas

PELAGEM Todas as combinações de cores são permitidas, mas a predominância da cor branca é indesejável. Solta mais pêlos na entrada do verão.

CUIDADOS Escovação semanal com escova de pino e, preferencialmente, banhos em intervalos maiores que um mês.

ESPAÇO Convive bem em espaços reduzidos, mas deve caminhar pelos menos 30 minutos diários.

SOCIABILIDADE Adoram a companhia de outros bichos, mas se mostram tímidos com humanos. Tendem a pastorear qualquer animal de outra espécie.

DICA DO CRIADOR Border Collie não costuma latir muito e nem mesmo ter atitude destrutiva. A causa desse tipo de comportamento deve ser investigada e tratada por um profissional.

DONO IDEAL Pessoa com tendência de humanizar seu cachorro não deve ter um Border Collie. A raça gosta de um dono com atitude de líder e longas caminhadas diárias.

Entre em contato : 51 97676118 ou e-mail elisegerhardt@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário